Sobre o autor

Salomão Vieira Pamplona

3x4Nascido em São Joaquim (SC), em 1933. Iniciou sua vida profissional (com 13 anos) e educacional em Blumenau (SC), onde casou, formou-se em Técnico de Contabilidade no Colégio Santo Antônio e ingressou no Banco do Brasil por concurso. Transferiu-se para Curitiba onde cursou a Faculdade de Direito, na Universidade Federal do Paraná.
Tem 5 filhos e 6 netos. Durante anos manteve-se nos quadros da Igreja Católica, como Congregado Mariano e Cursilhista.

Atuou até 1965 no Movimento Sindical dos Bancários, chegando (após a revolução de 1964) a secretário-geral da Confederação Nacional dos Bancários-CONTEC, no Rio de Janeiro. Representou a Confederação no Conselho Consultivo de Planejamento, da Presidência da República durante o ano de 1965. Destaca-se ali o trabalho intenso da Diretoria da CONTEC, atuando de forma contrária ao propósito do Governo de então, em querer unificar a previdência social. Apesar dos esforços feitos junto ao Congresso Nacional, onde se demonstrou com parecer técnico do sociólogo e filósofo C.J. de Assis Ribeiro a incoerência e a injustiça dessa medida, o projeto de lei foi aprovado.

Estudou administração de empresas e informática e cursou a Faculdade De Plácido e Silva, de Ciências Contábeis. Foi Auditor Contábil registrado na CVM. Atuou como consultor de empresas durante mais de 10 anos, após sua aposentadoria no Banco do Brasil.
Fundou a Megaton, único birô de processamento de dados (em 1972), além da IBM. Passando a atender às empresas de Curitiba com serviços de Contabilidade, Estoque, Folha de Pagamento, etc. Posteriormente, por causa do CAPRE (órgão criado pelo Governo militar para implantar a reserva de mercado de informática, ocasionando naqueles 5 anos um atraso brutal para o País), teve que encerrar suas atividades porque a Bourroughs (empresa que locara os equipamentos para a Megaton) não conseguiu importar peças vitais para o B-500.

Vendeu os seus sistemas para a antiga Datamec (que também processava a loteria esportiva) e junto com um grupo de ex-funcionários, fundou a Consult Consultoria Empresarial.

Voltou-se profissionalmente para a área de informática, onde atuou por muito tempo como distribuidor de pacotes de serviços integrados e consequente implantação com consultoria técnico-administrativa.

Depois se dedicou por alguns anos à implantação de sistemas voltados para a área pública com produtos desenvolvidos da área de administração e finanças, principalmente para o setor municipal.

Mais tarde, aproveitando o avanço tecnológico, participou do desenvolvimento de cursos de controladoria financeira, a distância, via satélite (Embratel), em parceria com a Universidade Federal do Paraná.

Especializou-se em Direito Tributário e Comercial, fazendo assessoria a clientes, inclusive no âmbito da contabilidade gerencial. Ali em conjunto com outro profissional especializado da área, foi criado um programa de análise de balanço que hoje, após anos de aperfeiçoamento, está sendo oferecido com o nome de Indicare.
Lecionou Direito Comercial e Contabilidade Gerencial na Faculdade De Plácido e Silva durante 2 anos; e no CDE-FAE, num dos cursos de Pós-Graduação daquela Entidade.

Participou de dezenas de Congressos, Seminários, Cursos e palestras dos mais variados temas, como religião, direito, contabilidade, recursos humanos, administração e informática.

Paralelamente sempre se devotou ao estudo do ser humano. Procurou compreender as causas dos conflitos humanos, dos desencontros, das tendências, intolerâncias, da alegria e felicidade. O porquê da busca pelo ter em detrimento do ser. O lado espiritual sempre mereceu uma atenção especial em contraste com o material.

Por isso que, a par de leituras constantes da área técnica, de temas sobre romances históricos, religião, sobre nutrição, física quântica e saúde, vem estudando assuntos sobre o corpo humano, as emoções, a mente (consciente e inconsciente) e o espírito. Mas sentiu que dois tópicos também mereciam sua atenção, o controle do dinheiro e a administração do tempo.

Há anos deu início à estruturação do Curso de Desenvolvimento Pessoal que denominou de Universidade da Vida, por lhe parecer apropriado para uma vida moderna cheia de paradoxos com enorme contingente de doentes oriundos principalmente do “estresse que é reconhecido como a maior causa da depressão no mundo civilizado moderno”, segundo

Helion Povoa, no livro Nutrição Cerebral (2005).

Deu início há 4 anos ao ensino do conteúdo do Curso a um grupo reduzido de pessoas adultas (profissionais heterogêneos, casados e solteiros), com resultados altamente construtivos. Realizou inúmeras palestras sobre o assunto com retornos positivos.

Diante dessa expectativa alvissareira e necessária a uma população carente, ignorante, condicionada e dirigida ao prazer e às drogas (lícitas e ilícitas), é que o Curso acaba de ser lançado via Internet em site próprio (www.universidadedavida.com.br ) para ser levado ao maior número possível de pessoas que honestamente desejam promover o seu autodesenvolvimento, com reflexos na saúde, longevidade, rejuvenescimento, amor incondicional, relacionamentos estáveis e gratificantes e uma atuação social consciente e solidária.

Atualmente é sócio-diretor da Ynovare Consultoria, Informática, Treinamento Empresarial e Profissional Ltda., em Curitiba (PR).

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *