O Custo de oportunidade Big Brother Brasil

O Conceito

O custo de oportunidade, segundo a Economia, é tudo que deixamos de fazer por termos

decidido por uma determinada ação. Inegavelmente, todos os dias de nossas vidas fazemos

escolhas que nos permitem obter determinados resultados em detrimento de outros. Se você

opta em não ir à praia e ficar em casa dormindo, você se sentirá mais descansado ao longo

do dia, mas por outro lado abriu mão do convívio social com sua família e seus amigos.

Na literatura econômica existe um exemplo clássico do golfista Tiger Woods, cujo jardim

da sua esplendorosa mansão precisa ser cuidado todos os dias. Se Woods resolver fazer a

manutenção do seu quintal diariamente pesará sobre as finanças do atleta um custo de

oportunidade imenso, já que ao invés de se preocupar com as plantas e a grama, o norte-

americano poderia gravar um comercial para a Nike e receber dezenas de milhares de

dólares.

» Read more

Uma condição vital para contribuir decisivamente para a saúde

Veem-se muitas pessoas cuidando da parte física do corpo. Observam a aparência, a beleza e os trajes para que combinem com seu tipo.

Outros se exercitam para manter a forma, a saúde e muitas vezes para competirem. Mas na maioria dos casos, para contrabalançar uma vida sedentária.

Existem outros – a grande maioria – que trata o corpo de forma displicente. Ignoram como ele de fato funciona e certos vícios são praticados sem cuidado, como o fumo, a bebida alcoólica e as drogas.

A doença e achaques aparecem com frequência. Depois dos 35 anos o corpo já não é o mesmo e a ida a médicos se torna uma repetição natural. Os remédios são usados com naturalidade. Quantos se automedicam irresponsavelmente.

» Read more

Bom uso da palavra: escrita, falada e ouvida

pensaA linguagem é um meio de comunicação entre os seres humanos.

A energia é transmitida junto com os sons, com as ideias ou gestos.

Quando nascemos não escolhemos nem a língua, nem nossa cultura, crenças ou religião, nem mesmo nosso nome.

Com base nessas impressões que se gravaram em nosso inconsciente e memória presente, assumimos nossa identidade e através desses condicionamentos, manifestamos nossas tendências, iniciativas, medos, desejos, sonhos, perseguindo objetivos, muitas vezes sem saber ao certo o que queremos.
» Read more

Complexidade da Vida Social

escrito por: Dr. Amaury Dabul

Na imensidão do universo e na inevitabilidade das rápidas mutações dos ambientes com a inexorável evolução do tempo, nada é mais complexo do que a Vida Social. Corroborando esta assertiva, há o fato inconteste que o ser humano, para viver, precisa conviver.
O isolamento do ermitão é uma aberração que não condiz com a natural tendência da continuação da espécie humana.
Apesar de inevitável e fundamental, a interação humana é altamente complexa, muitas vezes, cheia de fatos e fenômenos que a inteligência não consegue entender e tampouco explicar.
Usando a reflexão na busca da verdade com o método indutivo que nos lega a epistemologia, podemos, com pouca possibilidade de erro, afirmar que a interação humana é alicerçada por determinados fundamentos.
» Read more

Cultive a boa convivência no ambiente profissional

Um ambiente profissional deve ser um local estimulante, alegre, gratificante, de Companheirismo sincero, onde a amizade, o respeito e a ética preponderam, pois durante muitos anos da vida passa-se o maior número de horas do dia, no trabalho.
Hoje existem dois ambientes fundamentais onde os relacionamentos ocorrem:
no mundo material e no mundo virtual.
Quando se interage pessoalmente, onde o contato é cara a cara, o cuidado precisa contemplar o olhar, a atenção, respeito, a palavra impecável, sinceridade e a capacidade de ouvir bem.
Ao usar o contato virtual deve-se adotar uma conduta criteriosa, comedida, procurando não ser prolixo e se restringir ao assunto em foco.
Esforce-se para não misturar assuntos e agir com profissionalismo, sem perder a polidez e a educação.
» Read more

A importância de nutrir os seus relacionamentos

RELACIONAMENTOS_POs relacionamentos exercem uma influência imensa na evolução humana.

Por isso que é recomendado a todos que invistam em seus relacionamentos e não procurem sugar o outro e obter vantagem.

Pare para pensar: por que será que a distância física, financeira ou intelectual não separa tanto as pessoas como as barreiras emocionais?

A princípio as diferenças de posto, de cargo, de idade ou inteligência não prevalecem quando o respeito humano deve preponderar.

» Read more

Explicando o conceito da roda da vida

Diante da complexidade do mundo de hoje, da grande diversidade, dos enormes e insistentes conflitos, das desigualdades e da intolerância, pugno pelo aprimoramento e formação do ser humano, como uma saída para o caos atual.

Quando as pessoas estão bem centradas e harmônicas consigo mesmas, estão aptas a viver bem em família, a prosperarem com sustentabilidade e a atuarem com consciência em seu meio social e ambiental.

Por saber que somos seres holísticos criei o curso de desenvolvimento pessoal, denominado Universidade da Vida com o objetivo de despertar o interesse e a consciência na busca do conhecimento em prol da evolução de cada um, segundo o seu livre-arbítrio.

» Read more

Você está vivendo ou existindo?

pensadorJá parou para pensar que se você não vive o presente, na realidade você não vive, somente existe?
Afinal por que todos os pensadores exaltam a importância de “Viver o Aqui e Agora”?
Porque seguimos os nossos pensamentos que são dirigidos pelo nosso ego que não aceita o presente. Ele vive no passado ou no futuro. Mas ninguém pode – realmente – viver o ontem ou o amanhã.
Esta circunstância ocorre porque nos identificamos com as coisas, com os lugares ou pessoas. Há uma atividade mental incessante que nos impede de encontrar a serenidade interior e que leva os seres humanos à emissão de pensamentos involuntários e compulsivos. É uma multiplicidade de coisas que preocupam de uma forma quase neurótica. E quase sempre sem necessidade.
O que isto nos traz? Frustração, ansiedade, depressão e desesperança, porque ora se está no passado ou ora no futuro.
Há uma perspectiva de maior felicidade no futuro.
» Read more

Consciência plena – o objetivo que todos deveriam perseguir

Por que ser autoconsciente?
Quando olhamos pensamos ser a realidade. Mas manifestamos nossa interpretação em razão dos nossos sentimentos. Se estivermos tristes é isso que influencia o que vemos, tristeza; quando estamos alegres, expressamos a felicidade.
Todos nós sofremos a influência de turbilhões de informações que estamos sujeitos o tempo inteiro, sejam elas internas ou externas.
É importante que nosso olhar sobre pessoas e coisas surja de nosso interior e se torne luminoso alimentado pela consciência presente.
Porém, quando abafamos essa luz, tornamo-nos opacos à essência da visão.
Por isso precisamos prestar atenção a cada nova percepção e isso só é possível espiritualmente quando se consegue mudar aquilo que se é capaz de ver e entender.
Saber fazer esta distinção não é nada fácil. Principalmente quando o mental prepondera. Estamos acostumados a ser guiados pelos pensamentos, quando na verdade deveríamos guiar conscientemente nossos pensamentos.
Veja é imprescindível para esta compreensão que fique claro que o ser humano é uma trilogia:
AAA » Read more

1 2